julho 09, 2014

E o FatSecret?



Quando eu botei como meta parar de engordar, eu não tinha a mínima idéia de como fazer isso, que critérios usar pra avaliar. 

 Se eu tenho um prazo pra parar de engordar como eu vou fazer? Começo a passar fome um dia antes? Vou diminuindo dia a dia? Mas aí vou emagrecer (ohhhhh que ruim).

Quebrei a cabeça dias. Nem sabia quais eram minhas dúvidas direito. Quis mudar de meta. Daí deixei um pouco de lado e me concentrei na meta do sono.
But, quase sem querer, apareceu o FatSecret.
Sem plano nem nada, pelo menos conscientemente, acabei conseguindo estabilizar o peso. Coisa que eu NUNCA fiz na vida. Quando vejo o Pelé dizer que tem o mesmo peso há décadas, acho a coisa mais incrível.

Fiz uma pequena pesquisa hoje e descobri que para perder um quilo é preciso gastar 7000Kcal.



Carambaaaaaaaaaaaaa. Fácil né? #SQN

Ok ok, vamos pensar:
  • 7000 dividido por 7 dias, dá 1000 calorias por dia, para perder 1kg por semana, 4kg por mes, 48 kg por ano. 
Não preciso perder 48kg, e algo me diz que essa conta não vai fechar bonitinha assim no final.

Então, de novo:
  •  7000 dividido por 14 dias, dá 500 calorias a menos por dia, meio kg por semana, 2kg por mês, 24kg por ano. 
Parece melhor assim.
Então: 
  • 97,4kg (hoje) menos 24kg, significa que no São João do ano que vem posso estar com 70 e poucos kgs. Podendo dançar quadrilha!! Yes!
Certo. Fazer a conta foi tranquilo. Agora vamos para a parte que interessa, a parte fácil (#sqn)

Pelo FatSecret :



1 - Desconsiderar dia 8 (incompleto)
2 - Nos primeiros dias uma gangorra no IDR: 169 - 99 - 162 - 99 - 131
3 - Em dois dias fiquei no meu IDR (1800Kcal)
4 - A partir do dia 5, IDR quase estável
5 - No dia 1, foram 3044Kcal
6 - A partir do dia 5, menos 500 a 700 Kcal ingeridas
7 - Medidas de exercícios não muito confiáveis
8 - Ter uma diferença negativa entre Alim. e Exer. não garante estar mais magra no dia seguinte
9 - As medidas de peso foram feitas em horários diferente

Lembrando que:
  • IDR: ingestão diária recomendada
  • Não estou em dieta
  • Continuo comendo chocolate, salgadinhos, pão de queijo...
  • Só como o que eu realmente estiver achando gostoso e estiver a fim
  • Me peso dia sim, o outro também
  • O peso também varia pela retenção de líquidos
  • Parei de registrar coisas triviais (sentada , em pé etc), haja saco
  • Até agora só estou coletando dados, não tem nenhuma meta ( IDR, exercícios por ex.)
  • Muitas comidas eu peso no olho

Olhando pra isso aí em cima, pensando que meu único objetivo for now é não me agredir, tou no lucro!
Vontade de comer um Cheetos? Vou no mercado e compro. Nos primeiros dias era um de cada (e Ruffles e Yokitos), depois foram diminuindo as variedades (hoje só vou levar dois tipos..), depois os tamanhos.
Vontade de comer chocolate? Compro também. Passou de uma barrona para barrinhas. E em casa os pedaços que vou buscar na geladeira estão diminuindo.
Eu penso assim ´ah não, só esse pedacinho? oras, eu posso vir aqui quantas vezes eu quiser pra pegar mais´
Um exemplo: dia desses resolvi matar a saudade de Cremogema.

Quando fiz um pratinho, eu adorei né? Saudade da infância, de férias, de ter a tarde toda livre. Aí enquanto esfriava, eu quis fazer mais porque ia ser pouco pra minha vontade, e logo depois eu quis fazer a caixa toda, aí pensei que a caixa toda não ia ser o suficiente. Há anos eu não comia !! Entenda, esses pensamentos todos num espaço de segundos. Sabe o que quebrou esse turbilhão de idéias? Eu pensei ´ok, depois que eu comer esse eu faço mais, se for pouco eu faço a caixa toda, e se ainda for pouco eu vou no mercadinho e compro várias caixas, o estoque todo!, certo agonia?????´
Resultado, comi só o que tava na geladeira.
O pensamento de que eu posso pegar mais, de que posso comer tudo, ajuda demais. Privação é uma merda. Mesmo temporária. Ainda não tenho estrutura pra abrir mão do meu junk food.
Pensar que sou livre para comer qualquer coisa (YES, I CAN) e, enquanto (e depois que) como, sentir se meu corpo e mente realmente querem mais comida, é libertador.


Na hora de comer, culpa? Às vezes. Mas penso: eu estou comendo, e já que não vou me privar disso, já que as calorias vão entrar mesmo, deixa eu saborear. #porquenao


Ainda não estou olhando qualidade nutricional de nada. Sei que essa hora vai chegar, e pra ser sincera, quero que chegue. Vai ter o momento em que minhas escolhas serão mais saudáveis. Mas calma, uma coisa de cada vez.
Resumindo: no momento não estou me privando de nada (but os desejos ficaram menores), tou registrando tudo, tou saboreando o que como, tou tentando viver um dia de cada vez.
Joinha?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?