julho 03, 2014

Fat Secret



Meu namorado me convenceu a usar o Shazam. É, eu ainda pegava música escrevendo a letra no Google tá?
E já que meti o pé nessa facilidade, why not usar pra perder peso também?
Ou pelo menos botar minha vida num rumo melhor.
Não sei se isso vai me ajudar ou se vai ser mais uma fonte de angústia.
(Gerente de bar perde 47,6 Kg em 10 meses graças a aplicativo contador de calorias)




Depois de uma pesquisa razoável escolhi o FatSecret.
Eu achei o Tecnonutri bem legal. Pena que não está disponível pro Windows Phone.
Daí baixei o danado do FatSecret aqui no meu mobile phone e, caramba, que legal.
Dá até pra você botar os alimentos no Diário Alimentar de acordo com as marcas. Dá pra botar Bob´s, McDonalds, Burger King, China in Box, Casa do Pão de Queijo, Subway, Mundo Verde..
Ai, pare que já tou ficando com fome!



Continuando..

Tem também no banco de dados os alimentos por marcas de supermercados. Se você sentir falta de algum é só adicionar. Ou pode colocar também receitas caseiras. Simples assim.




Vou mexer bastante nele pra me acostumar. Mas de cara já me irritei com uma mensagem chata que toda hora aparece: Tempo de rede expirou. Chatinho também na hora que ele pede pra colocar Tags, quando você acrescenta um alimento. Encrenca um pouco mas dá pra contornar.
Gostei da parte da contagem dos exercícios. Você começa com a situação hipotética de, em 24horas, dormir durante 8 horas e nas 16 horas restantes, ficar deitado descansando.



Quantas calorias você queima sendo esse vegetal? Aí ele calcula baseado no seu peso e altura. Bom, como ninguém vai ficar assim a não ser que esteja doente, então você vai acrescentando tudo que você faz durante o dia e subtraindo do tempo do descanso.
Exemplo para mim:

  • Ao invés de 16 horas descansando, eu pego uma 1 hora do descanso e transformo em 1 hora de caminhada. Total: 15h Descanso + 8h Dormir + 1h Caminhada Lenta = X Calorias
  • Aí eu pego mais 1h para Trabalhos Domésticos. Total: 14h Descanso + 8h Dormir + 1h Caminhada Lenta + 1h Trabalhos Domésticos = Y Calorias
  • Aí vou botando outras coisas, tipo Estar Sentado, Alongamento, Estar de pé, Dirigindo, Fazendo Compras e por aí vai. Total: As horas do Descanso subtraídas das novas atividades. Não vou fazer essa equação aqui porque tenho mais o que fazer!
Bom, esse exemplo é considerando meu atual estado quase totalmente sedentário certo? Lógico que no banco de dados tem várias atividades físicas de verdade (as que os gordos evitam, mas sonham em conseguir fazer).
Ah sim, vi muita gente reclamar que se colocar um exercício errado não dá pra tirar depois. Dá sim! É só clicar (dedar?) nele, reduzir o tempo e já aparece substituir por Descansar. Só isso. Agora não tem mais desculpa.



Seguindo...
O app calcula o que você gastou e o que você consumiu (também dá pra acompanhar o quanto de sódio, gordura, carboidratos etc, você consome por dia e refeição)

Tem também o tal do gráfico de peso. Esse, todo gordo que se preze sabe como é.
Legal também saber o IDR (ingestão diária recomendada) que é calculada baseado nos seus dados e no seu objetivo. Tipo, você percebe de repente que até o almoço já consumiu 80% do IDR (ha ha ha). Sifú.



Agora a parte mais legal!
Em outra tela há um comparativo de quanto entrou (comida) e quanto saiu (gastos calóricos). Daí você vê se você tem crédito ou não (a moeda, sendo a comida).



Bingo!
Quer manter o peso? Deixa a conta final no pau a pau. Quer emagrecer? Entra menos do que sai. Quer engordar? Acho que não preciso ensinar né?
Eu vejo como um joguinho onde você vai economizando as vidas e pegando os troféus. É essa parte que dá o estímulo.
Exemplo prático: ontem à noite meu namorado chegou com uma fatia de torta de limão (adoro!!!). Sabe qual foi meu pensamento imediato?
Onde está o garfo? 
Não não, mentira!!! Teria sido esse, mas na verdade foi: ´como eu já tou perto do meu IDR de hoje, vou deixar essa torta pra amanhã´. E deixei!
Genteeeeeeeeeeeeee, eu fiquei emocionada. Isso porque não tou fazendo dieta ainda não, viu?


Então, só pra completar, tem também uma comunidade no Fat Secret com receitas e sei lá mais o que. But, tou com preguiça de ir lá ver.

Resumindo:
Bom
  1. IDR
  2. Gráfico de Peso
  3. Banco de Dados de alimentos (restaurantes, marcas populares, supermercados) e exercícios
  4. Cálculo de Sódio
  5. Gratuito
  6. Pode ser usado no iPhone, iPad, iPod, Windows Phone, Android e BlackBerry
  7. Calendário de Dieta comparando o que entra e o que sai

Ruim
  1. Tela não gira
  2. Não tem controle de líquidos
  3. Não tem controle de horários das refeições
  4. Não tem gráfico de calorias, sódio etc
  5. Aviso de Tempo Expirou
  6. Tags
  7. Não achei o leitor de código de  barras


Achei bem legal também o Nexercise.



Mas esse ainda tou muito longe de querer/poder usar. Pelo que entendi é tipo um jogo. Você vai cumprindo metas ou desafios, vai comparando com seus amigos, vai ganhando medalhas, vai perdendo peso e vai ganhando saúde. Vou deixar guardadinho na gaveta. A não ser que eu crie um grupo de quarta idade pra competir comigo (perigando eu ficar pra trás!)


 


Admiro muito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?