julho 09, 2014

Agressão

Tenho pensado muito nisso. Não tou falando das nossas cidades violentas etc etc etc.
Me refiro à auto-agressão. À falta de gentileza.
O que eu tenho feito que me machuca, magoa, maltrata?
Dietas malucas, passar fome.
Comer demais tudo que vier pela frente, ficar empachada, dormir de estômago cheio.
Ficar inchada, descondicionada, sem resistência física.
Evitar espelhos.
Engordar rápido, emagrecer rápido, engordar rápido.
Forçar meu corpo a receber um monte de porcarias (toma estômago, te vira)
Sofrer quando vejo meu reflexo na tela do smartphone.
Cobranças.
Altas (e irreais) expectativas, seguidas de sensação de fracasso.
Bruxismo, pesadelos.
Perder compromissos, passeios, comemorações.
Não ter prazer em ficar bonita, arrumada, cuidada.
E por aí vai...



Cansei viu?
Poxa, na vida a gente já leva tanta rasteira, tanta porrada, será que preciso de mais sofrimento? Por que não poderia ser mais gentil comigo?
Tava vendo o filme A fraude, com Ewan McGregor outro dia. O cara passa um mega sufoco dia a dia esperando a hora em que vai ser desmascarado. A hora em que vão cobrar dele explicações, onde vai ter que pagar o preço dos atos.
Respeitando as proporções, é mais ou menos assim que me sinto. Mas não com alguém que vai ser meu algoz/autoridade. É comigo.
Como vou explicar?
Em 99,9% do tempo, me sinto em débito, errada, provisória, culpada. Sobre o que criatura?
Sobre o que poderia ter sido, o que fiz comigo, o que ainda posso fazer de bom e não estou conseguindo.
Fico o tempo todo dizendo ´calma, uma coisa de cada vez´, e lembrando as (pequenas) vitórias. Mas é difícil demais. A cobrança é muito forte.
Quando acordo a primeira coisa que vejo no espelho é minha papada. Coisa que mais odeio na minha imagem. Isso justifica, em partes, o pavor de tirar fotos.
Sério mesmo, não é meu culotão, nem a barrigona. É a danada da papada. Até o nome é feio pa-pa-da.
E tenho raiva. É só ver a papada que aquela imagem me persegue o dia todo no fundinho da memória.
E kd a dieta?
Ainda não.
Com a ansiedade que eu tou, fazer uma dieta dieeeeeeta mesmo é muita agressão. Aí volto ao assunto inicial: estou tentando não me agredir tanto. Ser mais gentil comigo.
Se eu tivesse feito um controle alimentar nos últimos dias com certeza teria perdido peso, e com certeza já estaria ganhando de novo. E meu negócio é punk. Dois kg pra cima e dois pra baixo. Efeito sanfona de gramas é para os fracos!!


























Então tou registrando tudo, absolutamente tudo que eu como sem trapaças (ai que vontade!) no FatSecret. Quero ter uma idéia da minha realidade. Medir o tamanho da bagaceira.
Nos primeiros dias eu queria secretamente manter as 1800 Kcal (ha ha ha faz me rir) e sofria quando via o quanto de sódio, gordura e calorias eu botava pra dentro.
Me deu agonia, é claro. Uma vontade de FAZER DIETA, mas eu sei que não vai rolar ainda. Vai ser outra agressão. Vou falhar. Vou me cobrar. E lá vai o ciclo de novo...
Então, estou apenas anotando tudo. Maaaaaaaaaaaaaaaas, eis que uma coisa interessante aconteceu!
Meu peso parou de subir.
















Claro que varia gramas pra cima e pra baixo. Eu me peso todo dia, não tem jeito. Mas no geral o peso tá igual há uns 10 dias.
Fico assustada com as 3000Kcal (afe) que boto pra dentro todo dia mas acho que essa é a função principal do app né? E com certeza era mais que isso. Lógico. Eu tava engordando não tava?
Poooooxaaaaaa, mas e esses culotes enormes que doem de tão inchados? E as roupas apertadas?? Não vou fazer nada?????
Sabe o que parece? Que se eu ficar feliz em ficar na casa dos 97kg significa que estou dando um ´ok, baby, esse peso tá bom, tá aprovada´
NUUUUUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Não quero nem em sonho aceitar isso.
É como se conformar = acomodar
Mais cobrança, mais agressão.

- Mas calma moça, o racional diz que é uma vitória estar com o peso parado já que estava subindo dia a dia. É ou não é?
- É sim, mas mas, eu queria que descesse, que ficasse mais magra, sniiiiiiiiiiif









Ow cobrança desgraçada.


- Olha só sua bobona, isso é ser sensata, serena, racional, ter bom senso tá?
Não adianta nada perder e depois ganhar. Deixe o corpo acostumar..

- Não não, não quero me acostumar a nada que indique estar gorda

- ... em não engordar, a comer esse tanto de agora, e depois ...

- Quando? quando??

- ... diminuir e assim emagrecer. Simples.

- Mas eu tenho pressa. Quero sair dessa capa de corpo.

- Calma. Um passo de cada vez. Você já sentiu na pele (estrias, efeito sanfona etc) que não dá pra mudar várias coisas da rotina de uma vez e manter essa mudança por muito tempo.
Então, mudanças pequenas, pequenas vitórias, ganhos mais sólidos né?

Realmente.


Difícil aceitar. Como eu disse, não cuido de plantas. Demora muito pra ver alguma coisa lá.
Bom, de qualquer forma há sim um alívio de não estar engordando. De algum jeito que não vou saber dizer, deve estar sendo bom pro meu organismo não ficar nessa gangorra de engorda-emagrece-engorda. Estou me agarrando nisso.
Já há alguns dias procuro sempre almoçar comida normal, de panela, de gente grande. Eu facinho facinho troco isso tudo por uns pacotes de salgadinhos ou pão de queijo. Tranquilamente. Fico satisfeitíssima, gordíssima e inchadíssima. E culpadíssima.
As mudanças do sono consegui em partes. Quase não durmo nem cochilo de tarde. Mas ainda estou indo dormir muito tarde. Um pouco difícil mudar isso (maldito Netflix).
Mas vá lá, já é alguma coisa. Tava só descendo a ladeira né?



Falando em ladeira, tomei coragem e armei minha esteira novamente. Tem uns meses parada. Na verdade o ajuste de velocidade dela não é muito bom e eu tava evitando.
Poeira retirada, problemas detectados, técnico contactado (vem amanhã, diz ele..). Só falta o ânimo de botar o tênis.


For the records:
27 junho 97,7kg
07 julho 97,6kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?