junho 27, 2014

Uma breve história do sono

Na infância eu rangia os dentes. Minha mãe me levou na pediatra. Diagnóstico: verme.
Porque, é claro, criança não tem stress né?
Não tem uma pitomba!!!!!
Resultado: continuei tendo bruxismo nos anos seguintes, quebrei um dente (minha mãe ouviu na hora, que aflição), rachei outros, músculos do rosto detonados e estalos.
Meu sono era uma bosta. Eu já saía da cama de manhã me consolando com a hora de voltar.
Fiz todas aquelas coisas de botar black out, colchão com densidade certa, travesseiro personalizado, sem barulhos no quarto, temperatura agradável, horário regular pra dormir e acordar, zero cafeína, não encher demais o estômago, não ver tv no quarto, não levar stress pra cama, fazer alongamento, relaxamento..
E resolvia?


Faça a conta: bruxismo + pesadelos + levantar 2 ou 3 vezes por noite + uma pessoa que mesmo dormindo 9, 10 horas acordava um bagaço.
Dá o que?




  • Irritação
  • Impaciência
  • Mau-humor
  • Dor de cabeça sempre
  • Dor no corpo todo dia, o dia todo
  • Cansaço pra tudo
  • Indisposição
  • Objetivo eterno: uma parede ou cadeira pra me encostar


São de dois tipos meus pesadelos: 
  1. Tragédias: aviões que caem, prédios que desabam, chãos que se abrem e tudo é sugado, sangue, tiros, mutilações
  2. Constrangimento: estar sem roupa ou precisar de banheiro e não achar, ou não ter porta ou janela ou ter pessoas dentro ou estar muito sujo
A médica do sono me disse que são (o número 1) chamados sonhos épicos. Tipo filme de ação mesmo, de acordar exausta.
- Vou levantar aqui da minha cama às 3 da manhã pra descansar um pouco...
Resultado: uma péssima qualidade do sono (e de vida).
Fiz uma polissonografia. Aquele exame que te enchem de fios ( vou levar choque??? aiii ), o cabelo fica todo grudado numa gosma horrorosa de tirar depois, dorme na clínica e ficam contando quantas vezes você ronca e de onde(!) dá pra ouvir seu ronco, se você se mexe, se você acorda, e sei lá mais o que.


No meu caso deu que eu acordava centenas de vezes. Quer dizer, micro-acordava, não o suficiente pra eu perceber. Ela me explicou que eu não completava direito os 5 estágios do sono. Por isso tanto cansaço. E eu achando que era preguiça!
Não era não, menina. Meu cérebro é que não reiniciava direito durante a noite.
Bom, isso foi há alguns anos. Daí eu tratei e depois disso melhorei muito mesmo.
Pra quem acordava com uma simples muriçoca, pra quem tinha que ir pra cama as 9h da noite (meu namorado aguentou uma barra), pra quem se mexia ao ponto de arrancar os lençois da cama (mesmo com aqueles elásticos que prendem dos lados), realmente hoje eu sou outra.
Pode passar uma escola de samba que eu só faço virar de lado.



Claro, ainda tem umas coisinhas. Um pouco de bruxismo, às vezes aparecem nightmares (quando estou muito ansiosa) e raramente levanto de madrugada.

Durante anos eu ouvi:
- Outra pessoa: Ei, hoje eu tive um pesadelo blablabla
- Eu (pensando): Eu tenho vários todo dia, quer um?

Sério mesmo! Achava incrível que as pessoas se espantassem com um ou outro pesadelo que aparecia de vez em quando! Eu tinha sempre, muitos, os mais variados possíveis. Parei de ver filme de terror pra não dar mais material pra minha imaginação. E como eu adorava ler Stephen King...
Mas pelo menos não passei na fila do ronco. Graças a Deus isso eu nunca tive! Um pouco demais não?



Só que esse negócio de ficar só em casa estudando é uma derrota pro ritmo do sono. Eu estava tão reguladinha que até nos domingos acordava 6h (juro!). Mas daí, nessa nova rotina, vou ficando mais um pouquinho, tiro um cochilo à tarde, ou vou dormir tarde vendo Netflix (um perigo esse Netflix).
Resultado: tou sentindo que essa baguncinha contribui pra minha indisposição. Então vamos a ela!

  • Meta do sono: 
  1. Dormir no máximo às 11h 
  2. Não cochilar à tarde
  3. Prazo para primeiros resultados: 01 julho
  • Meta do peso:
  1. Parar de engordar (hoje 97,7kg)
  2. Prazo: 02 julho
Não tá muito difícil tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?