junho 17, 2014

Radical ou Bom Senso?

Querer ficar magra da noite pro dia (qual o mal em sonhar?)
Raiva do que eu fiz comigo, do que continuo fazendo (o que é pior ainda).
A comparação com minhas irmãs e pais lindos, magros, elegantes e bem vestidos.
Medo de ter alguma doença grave (coração, diabetes etc), ué, e a coluna não tá grave o suficiente não?
A fuga das fotos e espelhos.
A pressa de finalmente começar a viver.
Medo que meu namorado se canse depois de uma década de dietas

Versus

Medo da flacidez
Alto risco de falhar se for radical
Falta de apoio de outras pessoas (isolamento por opção)
Não querer passar fome, mau-hálito, mau-humor
Fazer uma mudança de cada vez é menos sofrido
Ser mais gentil comigo
Não alimentar a culpa e a raiva de mim mesma
Buscar serenidade
Buscar mudanças sólidas

No momento é minha dúvida. 
Eu seeeeeeeeeeeeeei eu sei eu sei EU SEEEEEIIII que preciso mudar. 
Mudar muito. Mudar muitas coisas. Pra hoje. Pra ontem!!!! 
Já são 20 anos de compromissos recusados ou cancelados, de comprar roupas só em loja de departamento, ou nas raras vezes ir numa vendedora e perguntar o que ela tem no número tal. 
São 20 anos fugindo do espelho, dos olhares dos outros. Sofrendo ao imaginar o que os outros estão pensando de mim, dos meus atos, das minhas tentativas frustradas (eu sei, a maioria doesn´t give a damn, mas penso mesmo assim). 
São 20 anos querendo aprender capoeira (agora só na próxima encarnação), aprender a dançar (amo!), vestir roupas legais, viajar, botar um biquíni, correr na praia sem balançar! Anos querendo descobrir coisas que eu nem sei ainda que vou gostar muito de fazer. São décadas de culpas, ressentimentos, sabotagens, tentativas frustradas ou que amenizam, mas não resolvem.
Não me arrependo de nada que tentei. Nem mesmo do balão intragástrico que foi uma decisão radical (tinha que ser, naquela situação).


Mas chega né? (quantas vezes já disse isso??)
Toda hora vejo notícias de pessoas que perderam dezenas de quilos por isso ou por aquilo. Fotos de antes ou depois. Quando será minha vez?
Essas reportagens sempre dizem qual a motivação que fez com quem esses guerreiros começassem a se amar. Mas, eu nunca entalei numa cadeira ou num brinquedo  no parque de diversões, ou tive dificuldades pra abraçar crianças, ou ouvi um comentário cruel o suficiente pra me motivar. E nem quero passar por isso tá? A questão não é ter o motivo, é o que você vai fazer com aquele motivo.














Já tive e tenho minhas muitas razões para emagrecer ( vide blog todo ). E não é só emagrecer, é ter uma vida onde eu me sinta saudável, sem tanto cansaço, sem tantas olheiras, com vontade de me arrumar e de cuidar de mim, confortável na minha pele.

Então, esses dias estou cozinhando essa decisão. Fazer algo radical ou tentar a via do bom senso? Um caminho rápido e sofrido ( com que forças? com que apoio?) ou o caminho mais longo e mais sólido ( com que motivação? com que paciência?).



Motivação eu tenho pro lado radical . Aquele rush de adrenalina que (I hope) vem depois da decisão. Mas quanto tempo vou sustentar isso?
O cérebro (e toda a ciência) me manda pro lado do bom senso. E a paciência? 
Gosto de planilhas, tabelas, resultados. Eu não tenho plantas porque nunca tive paciência de ter algo tão lento. 


8 comentários:

  1. Aquela postagem "a dieta do meu namorado" mudou meu jeito de olhar a vida e me ajudou a tomar decisões importantes neste momento.
    Eu consigo entender cada dúvida sua, essa decisão realmente é muito particular, cada pessoa vive a experiência de uma forma, e cada momento da vida é um, uma decisão tomada hoje, talvez não seria tomada ontem e essa é a graça da vida.
    MUITO obrigada por se expor e ter me ajudado, garanto que ajuda muitas outras pessoas também.

    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Dani, fico muitíssimo contente em saber que de alguma forma contribuí para melhorar sua vida. A finalidade desse blog é justamente desabafar, dizendo coisas que normalmente não se fala por aí. É colocar em palavras coisas que eu sinto e muitas vezes não entendo. Obrigada por compartilhar sua opinião. Isso me anima mais ainda em escrever aqui. Inclusive, fico curiosa em saber o que mudou no seu jeito de ver a vida? Que tipo de decisões você tomou? Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Na verdade eu me vi nas tuas palavras, "deixar um pedaço de 3cm de qualquer coisa no prato" é inimaginável para alguém obeso, e isso precisa mudar.(Dentre tantas outras coisas). Hoje marquei a consulta com o gastro e vou em frente...

    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Balão é lógico.A cirurgia bariátrica é muito agressiva.

      Beijos,
      Dani

      Excluir
    2. Que bom Dani! E quando vai colocar? Ou já colocou? Boa sorte querida. Bjkas

      Excluir
  4. O balão só funciona se vc muda os seus hábitos.Cabe comida do mesmo jeito.Des do primeiro dia comi normalmente,até esqueci q tinha balão. Entrava comida que era uma beleza.Tanto que coloquei 3 vezes e só na ultima tentativa consegui perder os 18 kilos que ganhei após um acidente que fiquei de cama.Ele não é definitivo.Vc precisa se controlar ou não emagrecerá nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte com vc Andreas. Sim, temos que mudar hábitos. Até mesmo a bariátrica pode falhar se a pessoa não fizer mudanças..Mas quanto a caber comida do mesmo jeito eu discordo!! Pelo menos no início foi bem difícil pra mim porque não cabia quase nada. Engraçado isso ter acontecido com você. Mas, cada pessoa reage de um jeito né? Parabéns pela persistencia em tentar 3x e também por ter perdido os 18kg. Vc conseguiu manter o peso após tirar o balão? Bjks

      Excluir

O que achou?